Elaborado por Leonardo Santos de Resende e

          Priscila Ikeda Caetano

 Rondonópolis (MT), 02 de outubro de 2020.

 

Na última apresentação do 1º Seminário de Educação Corporativa do Resende Advogados Associados, mais especificamente

falando sobre “COMO ELABORAR TEXTOS”, o que ficou a nosso cargo, foi lançado o desafio de produzirmos um texto com base nas ferramentas apresentadas,

partindo apenas das informações fornecidas pelos participantes e eis aqui o resultado, a elaboração de um texto sobre LIDERANÇA em apenas trinta minutos.

Ao falar sobre liderança, entre todos os exemplos citados, como Jesus, Gandhi, Sidartha, me veio a lembrança a mensagem entre Pai e Filho, para mim um dos maiores exemplos de líder e liderado, quando o Pai fala para o filho: “Tenha cuidado por onde caminhas”, e o filho responde: “Tenha cuidado o senhor, pois eu sigo os seus passos”.

Parece extremamente simplório o exemplo, mas na simplicidade da resposta do filho para o pai notamos que em nossas vidas, tudo que fazemos ou dizemos, não só em nossas casas, mas principalmente em nosso trabalho é percebido e interpretado por aqueles que conosco estão, em especial aqueles que nos veem como líderes.

No caso específico de nossa empresa não adianta prepararmos uma semana inteira de Seminário de Educação Corporativa se os Coordenadores, aqueles que estão como líderes não incorporarem os ensinamentos passados em cada palestra.

A frase “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” não é admissível em uma organização que tem como valores a credibilidade, informação e combatividade, portanto aos coordenadores não basta ostentar o título, precisam exercer de fato a liderança.

Lembrando a primeira palestra do Professor Alexandre Macedônia, cabe a nós coordenadores demonstrar cabalmente como é ostentar a marca Resende Advogados, ou como na segunda palestra do Pedro Vianna, onde ficou claro que a forma como nos comportamos nas redes sociais reflete em como somos vistos em sociedade.

A importância de como se vestir e qual a mensagem que queremos transmitir com a nossa vestimenta foi tratado com proficiência pela Gabriela Melchior, o que faz com que os líderes pensem não só no que falam e como falam, mas também em como se vestem, assim como o uso das ferramentas que temos a nossa disposição, o que foi muito bem exposto pelos Doutores Josuel e Patrícia, que demonstraram como líderes precisam conhecer as suas ferramentas de trabalho.

 

 

Enfim, de nada adiantaria virmos aqui hoje e falarmos sobre como elaborar um texto se não demonstrássemos como isso é feito, como o uso das dicas e ferramentas podem ser úteis como estamos fazendo agora, pois se “a palavra convence, o exemplo arrasta”, e que líderes seriamos nós se não déssemos a todos vocês o exemplo.

 

 

 

 

Texto revisado em 05 de outubro de 2020 com inclusão de imagens.

 
Share This