Esgotamento emocional é considerado um dos grandes motivos de afastamentos ou até mesmo demissões nas empresas, isso pode ser causado devido a autocobrança, o medo de não conseguir atingir as metas, pela falta de apoio ou reconhecimento de seus líderes, sobrecarga de atividades e até mesmo pela remuneração não compatível com o cargo/função.

Diante dessas situações é possível a empresa ter uma visão e identificar esses fatores através de uma pesquisa organizacional e análise desenvolvidas pelo RH dentro do ambiente corporativo. Com isso, fica mais fácil identificar um esgotamento emocional ou até mesmo um desânimo do colaborador(a) dando a possibilidade e oportunidade de trabalhar novas soluções para evitar o afastamento do mesmo.

Dessa forma, pode-se dizer que hoje muitas empresas investem cada vez mais no clima organizacional, tendo como objetivo maior a diminuição da rotatividade, trazendo satisfação para o colaborador(a) na sua vida profissional e também pessoal. E assim, realizar eventos que tiram o foco daquela rotina diária contribuindo e muito na saúde mental e emocional das pessoas.

Existem algumas maneiras que podem ser usadas para que isso aconteça, como por exemplo:

- A oferta de um ambiente propício para o desenvolvimento do trabalho: os colaboradores precisam das ferramentas corretas e uma boa comunicação com seus líderes para entregar um ótimo resultado.

- A apresentação de situações que estimulem a criatividade do colaborador(a): isso traz um sentimento de valorização, reconhecimento e crescimento dentro da empresa, e, é claro, se destacar o quanto a empresa se importa com o seu profissional.

Pode-se relatar a procura de um ambiente humanizado nas empresas tem sido um dos focos buscados pelo RH e seus gestores, através dessa medida é possível elevar o nível de satisfação e de resultados positivos com seus colaboradores.

A comunicação interna e o acompanhamento do clima organizacional devem ser levados em destaque e transparência para gerar a confiança entre líderes e colaboradores, pois assim se tem um feedback que será um ponto crucial para o melhor resultado. Sendo assim, é possível dizer que colaboradores realizados profissionalmente geram melhores resultados.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONSULTADAS

 

SHARECARE. Conheça 7 maneiras de estimular o bem estar em seu trabalho. Disponível em:  https://sharecare.com.br/bem-estar-dos-colaboradores/. Acesso em: 05 mar, às 18:30 h.

 

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO (BLOG). Humanização nas empresas: importância, benefícios e exemplos. Disponível em: https://fia.com.br/blog/humanizacao-nas-empresas. Acesso em: 05 mar, às 19:40 h.