Com a fusão de tantas atividades e setores, será possível definir com rapidez e riqueza de detalhes a diferença entre Recursos Humanos (RH) e Departamento de Pessoal (DP)?

A resposta é sim! E, no decorrer da discussão deste artigo, serão evidenciados os aspectos relevantes e específicos desses dois departamentos dentro da empresa, suas especificidades e o que cada um deles desenvolve para o bom andamento da empresa.

Vale ressaltar a importância de distinguir e de saber um pouco mais sobre esses dois departamentos distintos, o DP é um setor responsável pela gestão das obrigações trabalhistas e previdenciárias relativas de uma empresa, como por exemplo, admissão, gestão de benefícios, folha de pagamento, afastamento e rescisão, guias de arrecadação e lançamentos no e-social.

Visto que o DP garante o cuidado com a legalidade dos processos e a agilidade com mais eficiência das tarefas burocráticas dentro da organização. Na prática o setor é responsável por garantir o cumprimento dos contratos de trabalho por parte dos colaboradores e também por parte do empregador.

Todas as informações e documentos sobre os colaboradores é de responsabilidade do DP, tornando este setor extremamente importante e zeloso com todas as documentações, as informações e a privacidade de seus colaboradores.

No entanto, na área de RH é possível diferenciar por ser um setor que administra os colaboradores visando alinhar sempre os objetivos, a visão e os valores da empresa promovendo a satisfação e o bem-estar de todo o time.

É possível dizer que o RH se tornou extremamente estratégico nas empresas, deixando de ser simplesmente um departamento que contrata e demite, começando a assumir um papel de suporte e facilitador de alcance de metas da organização por meio de estratégias em gestão de pessoas.

A gestão de RH é uma ferramenta de técnicas, com habilidades e estratégias estudadas para desempenhar melhor o convívio diário de uma equipe dentro da instituição, visando um mapeamento de estratégias para a empresa alcançar seus objetivos.

Entendendo que as suas atividades se tornaram indispensáveis para a apuração de resultados, tendo como direcionamento de uso ferramentas de apoio para determinar melhorias para recrutamento por seleção, definição de cargos e salários, desenvolvimento pessoal por colaborador, que pode ser medido e desenhado dentro da empresa, o gerenciamento de performance e os treinamentos estratégicos analisados diante da necessidade de cada setor.

Através do mapeamento estratégico será possível destacar o cuidado demonstrado pelo empregador aos seus colaboradores, se tornando, desse modo possível mensurar os resultados, pois assim a diminuição de rotatividade se torna visível dentro do quadro de colaboradores da empresa.

Fica evidente e claro dizer que ambos os departamentos se tornaram essenciais para o desenvolvimento de uma empresa nos dias atuais.

 

Bibliografias Consultadas:

 

VERONA, Marta Pierina. Departamento Pessoal: o que é, quais as rotinas e tendências para o setor. Disponível em:  <https://www.metadados.com.br/blog/departamento-pessoal?utm_term=departamento%20pessoal%20e%20recursos%20humanos&utm_campaign=Artigos+de+DP&utm_source=google&utm_medium=cpc&hsa_acc=2202847816&hsa_cam=17671415885&hsa_grp=138102725203&hsa_ad=608466771783&hsa_src=g&hsa_tgt=kwd-323401516042&hsa_kw=departamento%20pessoal%20e%20recursos%20humanos&hsa_mt=b&hsa_ver=3&hsa_net=adwords&gclid=CjwKCAiAleOeBhBdEiwAfgmXf3oIsmi_ueJljdJplumovrerzmFlPGZXvlYK1KzlEqKaIHS6tj2yyxoCNLoQAvD_BwE. Acesso em: 30 jan. de 2023, às 20:30 h.

 

ARMBRUST, Gabrielle. Recursos Humanos: entenda o que é RH, o que ele faz e como ter uma equipe de sucesso! Disponível em: https://www.gupy.io/blog/recursos-humanos. Acesso em: 30 jan. de 2023, às 19:30 h.