Após o período mais crítico da pandemia, empresários proporcionam transformações no ambiente de suas empresas, oferecendo ambientes mais seguros e agradáveis para os seus colaboradores.
É importante ressaltar que ambientes nos quais os colaboradores não se sintam acolhidos, incentivados, e ainda, sente uma cobrança assoberbada, muitas vezes perseguido, é notório que algumas doenças surgem a partir do próprio local de trabalho, tais como:
- Lesão por esforço repetitivo.
- Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho.
- Dermatite alérgica de contato.
Dentre outras, uma que está chamando muito a atenção de especialistas na área da saúde, e também tem preocupado muito os empresários é a doença Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional. É um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema de estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho (BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE). A síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos.
No entanto, hoje, é possível a empresa reduzir os casos de afastamentos de seus colaboradores, proporcionando pausas no decorrer do expediente, incentivando a prática de atividades físicas, construindo um ambiente de trabalho saudável.
Um exemplo para proporcionar pausas no meio do expediente é o Projeto de bem-estar com a Quick Massage (Massagem rápida), e ainda, oferecer informações sobre a importância de uma boa alimentação, testes emocionais que são realizados para distrair e tornar um ambiente mais descontraído.
Atualmente a busca por estratégias de gestão de pessoas e climas organizacionais tem sido um ponto muito positivo para melhorar o desempenho de produtividade das empresas.
Entre inúmeras possibilidades de oferecer um ambiente favorável para o trabalho, o Projeto de Quick Massage tem como intuito diminuir o estresse sentido pela pressão do dia-a-dia laboral. E os benefícios identificados foram: aliviar a tensão muscular, reduzir a ansiedade e irritação, restabelecer a disposição do colaborador, aumentar a produtividade e reduzir o quadro de dores causados pelos movimentos repetitivos.
Também pode-se considerar que a empresa ao investir em estrutura e preocupação com seus colaboradores fará com que o profissional se sinta acolhido e valorizado, visto que, qualidade de vida e bem-estar deve ser um dos princípios da nova visão para que a empresa valorize os colaboradores.
Vale lembrar que um ambiente acolhedor diminui a rotatividade de funcionários. E mais, oferecer atividades direcionadas diminui o desgaste psíquico e emocional, e ainda, aumenta a produtividade do mesmo.
Por fim, projetos de bem-estar podem e devem ser uma nova estratégia das empresas para que aumente a sua visibilidade para que o empregado permaneça no emprego, fortaleça a valorização, proporcione resultados positivos e satisfatórios para ambas as partes.
Referências Bibliográficas:
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Síndrome de Burnout. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20ou%20S%C3%ADndrome,justamente%20o%20excesso%20de%20trabalho. Acesso em: 10 ago, 2022, às 19:30 h.
NUCLEOHEALTHCARE. Quick massage: O que é e quais são seus benefícios. Disponível em: https://nucleohealthcare.com.br/2017/05/22/quick-massage-o-que-e-e-quais-sao-seus-beneficios/. Acesso em: 10 ago 2022, às 20:15 h.
Referência Consultada:
UNIMED FORTALEZA. 5 doenças relacionadas ao trabalho e como evitá-las na sua empresa. Disponível em: https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/para-sua-empresa/doencas-relacionadas-ao-trabalho-como-evitar-na-empresa. Acesso em: 10 ago 2022, às 21:30 h.